16 de fevereiro de 2018

Solidariedade e fraternidade: um exercício de amor ao próximo ...

"Existem muitas formas de poder ajudar o próximo e ser solidário, independente da idade, profissão ou escolaridade de cada um. Essas atitudes só dependem mesmo da boa vontade e do desejo de querer fazer algo bom por alguém...





Muito se fala em solidariedade e fraternidade e da necessidade de colocá-las em prática. Ter atitudes solidárias e fraternas não significa apenas pegar um pouquinho do que nos sobra e distribuir a quem necessita. Esse é um sentimento que deve ser sincero, verdadeiro, fruto de reflexão e não nos custa nada. O retorno costuma ser muito bom, ou seja, uma grande satisfação pessoal ao saber que se pode ser útil.

Distribuir sorrisos, transmitir simpatia, espalhar amizade, olhar para as coisas com disposição. Essas ações simples podem fazer toda a diferença na convivência com outras pessoas, em qualquer ambiente, no dia-a-dia.
A compreensão é uma outra forma de praticar solidariedade e fraternidade. Há sempre duas versões para os fatos. Se alguém erra, antes de condenar, devemos ouvi-lo. Primeiro escutar e depois opinar; isso evita que o erro possa ser cometido novamente.

Partilhar o problema ou o sofrimento do outro é uma tentativa de amenizar as dificuldades. É também uma forma de auxiliar, apoiar ou defender alguém. As boas atitudes ainda incluem compartilhar os conhecimentos, tratar as pessoas com respeito e igualdade e saber perdoar. Esses requisitos tornam as relações mais harmoniosas, fator fundamental para que se estabeleça um ambiente de paz. Funciona como um ciclo: uma atitude positiva sempre leva a outra.

Dentre outras definições, fraternidade significa harmonia e união entre aqueles que vivem em proximidade ou que lutam pela mesma causa. Esse conceito poderia estar mais presente em nossas vidas. O raciocínio é simples: se a união faz a força, a união é sinônimo de fraternidade. E se sabemos que unidos venceremos, por que estamos cada vez mais distantes?

Nunca é tarde para refletirmos sobre isso e mudar as nossas atitudes. Se cada um de nós nos esforçássemos pelo menos um pouquinho, a vida pode se tornar muito mais fácil de ser vivida. Ao exercitarmos a solidariedade e a fraternidade, exercitamos também o amor ao próximo e o companheirismo."
(Desconheço a Autoria)

Fale Comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *